O PAI, A MÃE E BILHÕES ESTÃO ON!

Matéria produzida na disciplina de Estágio

Por: Luiza Reis - 7º período, sob a supervisão do professor Paulo Madureira


(GIF: Giphy | Reprodução)

Quem aí curte ficar online nas redes e fazer amigos? São tantas opções como: Twitter, Facebook e Instagram; entre outros, que fazem parte da rotina de grande parte da população mundial. Com o advento da internet, a interação humana pôde se multiplicar e hoje, pessoas de vários lugares do mundo podem interagir através das mídias sociais.

A criação das redes sociais, espaço virtual, onde grupos de diferentes regiões geográficas se conectam e partilham ideias, gostos, opiniões transformou o modo das pessoas se relacionarem. Antes, a carta era a base da comunicação, sendo considerado, o meio mais antigo do mundo. Fosse de amor, dramática, oficial, a postagem demorava dias, ou até mesmo anos para chegar ao destinatário. Mas com o avanço da tecnologia, o remetente pode enviar uma mensagem, via rede, sendo entregue de maneira instantânea.

De acordo com dados da pesquisa “População digital global em janeiro de 2021”, feita pelo site Statista, havia 4,66 bilhões de usuários ativos na Internet em todo o mundo, em janeiro de 2021. O que corresponde a cerca de 59,5% da população global. O Facebook foi a primeira rede social a ultrapassar 1 bilhão de contas

registradas e atualmente ocupa quase 2,85 bilhões de contas ativas mensais. No Brasil, em 2021, 74,3% da população acessavam as mídias sociais. O estudo “Penetração de usuários de redes sociais no Brasil de 2017 a 2026”, prevê que em 2026 essa participação chegue a 83,94%.


Novas Conexões

Hoje, devido à popularização da internet e dos recursos tecnológicos, novas profissões surgiram, como o Digital Creator. Os produtores criam conteúdos relevantes para o público seguidor, e recebem resposta, quase imediata, a respeito do produto oferecido. A prática aumenta a interação entre criadores de conteúdo e receptores que, algumas vezes, criam laços afetivos que ultrapassam as salas virtuais.

Para a Youtuber e Digital Creator, Fernanda Soares, formada em Comunicação Social com habilitação em Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado, é possível que a amizade criada em ambiente virtual, como as redes sociais, possa continuar na vida fora dos sites.

“Sim, sem dúvidas! Conheço pessoas que têm melhores amigos e até se casaram por contatos feitos inicialmente pela internet. Muitas vezes a suposta “distância” de uma conversa pela internet, deixa as pessoas mais confortáveis para a abertura e a sinceridade” relatou a youtuber.


(GIF: Giphy | Reprodução)

Fernanda tem um canal no YouTube chamado “Hollywood Forever TV” em que fala sobre entretenimento, música e o universo do cinema hollywoodiano. Quando questionada sobre como enxerga a interação humana que a internet possibilita ter, a criadora de conteúdo digital declarou: “Como falo sobre a indústria do entretenimento no meu trabalho, penso muito sobre a relação entre fã e ídolo. Pense em como anos atrás seria quase impossível ter uma interação, uma troca com o seu ídolo tão imediata e a distância. Ou mesmo saber a opinião de um artista sobre determinado assunto, sem a necessidade de uma entrevista, pois agora o artista vai e fala. A Lady Gaga pode responder um dia no Twitter”.

As plataformas de mídias digitais, como o YouTube, oferecem ao internauta a opção de criar um canal para produzir materiais e divulgar na plataforma, podendo até monetizar com o vídeo. A youtuber Fernanda revelou por qual motivo escolheu trabalhar com plataformas digitais, e afirmou: “Acho incrível que hoje podemos ter uma ideia e com poucos recursos ela pode ser colocada no ar. Não precisamos convencer toda uma emissora de TV de que algo é viável, interessante, etc. Podemos simplesmente fazê-lo”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem