AS EXPECTATIVAS DOS TIMES CARIOCAS NO CAMPEONATO BRASILEIRO 2022

Futebol Carioca volta a ter três clubes na elite, após participações de Botafogo e Vasco na Série B do ano passado

Por Matheus Martins - 7º período


O Campeonato Brasileiro de 2022 começa no próximo sábado (09), com o confronto entre Fluminense x Santos, às 16h30min no Maracanã. Devido à disputa da Copa do Mundo do Catar, que será nos meses de novembro e dezembro, o início do Brasileirão foi adiantado em um mês e começa em abril pela primeira vez. O calendário mais apertado que o normal poderá ser mais um fator de dificuldade no campeonato. 


O futebol carioca terá três representantes no campeonato este ano: Botafogo, Flamengo e Fluminense. O Vasco da Gama permanece na 2ª divisão depois de não conseguir o acesso na Série B de 2021.


Confira como os clubes do Rio chegam para o Brasileirão 2022:


Botafogo

De volta à elite após o título da Série B do ano passado, o Botafogo chega com mudanças que ultrapassam o limite das 4 linhas do campo. A principal delas é a transformação do clube em empresa e a venda para o empresário americano John Textor, que chegou investindo pesado em contratações, sendo a principal delas, o volante ex-Palmeiras, Patrick de Paula, que foi comprado por aproximadamente R$38 milhões de reais. 


Além do volante, também foram contratados o lateral-direito Saravia, o zagueiro Philipe Sampaio, o volante Luís Oyama, o meia Lucas Piazon e o atacante Victor Sá, este adquirido por R$15 milhões, junto ao Al Jazira dos Emirados Árabes. 


Outra grande novidade é a chegada do técnico português Luís Castro, que promete um jogo ofensivo e moderno. Na apresentação, o técnico falou sobre as expectativas para a disputa do Brasileirão, diante de tantas mudanças que o clube passa dentro e fora de campo.


“Vamos iniciar um projeto de construção que leva mais ou menos tempo do que nossa equipe pode fazer. Temos alguns jogadores que ainda poderão chegar e sair. Em relação a isso, quando estiver perto do fim da janela, posso falar melhor. Queria paz para fazer essa construção. Não é um projeto de um ano, mas de algum tempo", destacou o português na coletiva de apresentação. 



Luís Castro fala sobre as expectativas do Alvinegro no Brasileirão 2022. Foto: Vitor Silva/Botafogo


Flamengo

Apesar de viver momento turbulento, o rubro-negro chega novamente como um dos favoritos ao título brasileiro. Depois da derrota diante do Fluminense na final do Estadual, o Flamengo volta suas atenções para as disputas do Brasileirão e da Libertadores da América.


O técnico Paulo Sousa ainda busca a escalação ideal para o estrelado elenco do clube da Gávea. Alguns jogadores experientes e com trajetória vitoriosa no clube como Diego Alves, Diego Ribas e Everton Ribeiro parecem estar perdendo cada vez mais espaço no esquema do técnico português.


O goleiro Diego Alves é um dos atletas experientes que estão perdendo espaço no time de Paulo Sousa. Foto: Marcelo Cortes/Flamengo


As duas últimas novidades no elenco rubro-negro foram as contratações do goleiro Santos, ex-Athletico Paranaense e do lateral-esquerdo Ayrton Lucas, que chega emprestado pelo Spartak, da Russia, que destacou o fato de estar realizando o seu sonho de infância ao chegar no Rio.


Fluminense

Após a eliminação na Libertadores pelo Olimpia-PAR e o título do Campeonato Carioca, em cima do Flamengo, o Fluminense chega no Campeonato Brasileiro cercado de expectativas.


Torcedores do Flu na saída do Maracanã, após o título Estadual. Foto: Eduardo Bessa (Arquivo Pessoal)


Com um elenco mesclado entre jogadores experientes como Felipe Melo, Willian Bigode, Paulo Henrique Ganso e David Braz e jovens talentosos como André, Nino, Calegari e Luiz Henrique, espera-se que o Flu brigue novamente na parte da cima da tabela, é o que espera o Técnico Abel Braga.


O que poderá atrapalhar o desempenho tricolor na temporada serão as saídas de jogadores importantes durante o Campeonato: Luiz Henrique, por exemplo, já está vendido ao Bétis-ESP, e só fica no clube até o mês de julho. Especula-se que chegarão propostas para André e Nino, que são fundamentais para o esquema de Abel.


Sobre a saída de Luiz Henrique, o técnico Abel Braga disse em entrevista coletiva que trata com naturalidade e que já esperava que o elenco fosse sofrer com as vendas para o futebol europeu, Abel também espera que o jovem continue focado até a data de sua saída.


“Saem jogadores de todos os clubes. Isso é a salvação que tem. Sobre o menino, problema zero, acho que vai encarar com seriedade porque ele gosta de onde está, gosta dos colegas, gosta do torcedor”, pontuou o técnico tricolor.


Os três representantes do futebol carioca chegam no Brasileirão cercados de expectativas, principalmente pelos investimentos feitos por parte das diretorias. Os elencos possuem qualidades que devem manter os clubes na parte de cima da tabela, principalmente o Flamengo, que deve buscar o título mais uma vez. Botafogo e Fluminense podem buscar vagas nas competições internacionais. 





7 Comentários

  1. Ótimo texto!! Espero que os cariocas surpreendam no Brasileirão esse ano.

    ResponderExcluir
  2. Não sei se acredito que o Flamengo vá disputar o título, visto que seus dois rivais estão com times e trabalhos prontos, enquanto a crise esta instaurada no Ninho do Urubu. De qualquer forma, excelente texto!

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto. Estou curioso para saber como o Botafogo irá se portar diante de tantas mudanças

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a matéria! Aguardamos as cenas dos próximos capítulos.

    ResponderExcluir
  5. Fogão vai surpreender. Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  6. Excelente matéria! Ansioso pra ver o que o time do abelao pode fazer

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o texto. Deu um bom panorama da situação dos cariocas.
    Acho que o Flamengo não chega como favorito pq vai perder pontos importantes no começo até o time se acertar, se é que isso vai acontecer. Como Guardiola já diria, o título se ganha na últimas oito rodadas, mas se perde nas oito primeiras. Galo e Palmeiras são equipes mais prontas e vão ganhar pontos desde o começo.
    O Fluminense deve brigar por G4, mas o elenco veterano pode trazer problemas físicos e não suportar a maratona de jogos.
    O Botafogo em ano de reconstrução deve conseguir fazer um campeonato mediano, se classificando pra sula.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem