A plataforma de entretenimento é a nova sensação e permite a monetização dos vídeos, assim como a revelação de talentos
Por: Ingrid Ferraz e Luiza Lacerda
(GIF: Giphy | Reprodução)
A rede social que é febre entre os jovens atualmente está ganhando cada vez mais visibilidade não só no mundo, mas também aqui no Brasil. Segundo o App Annie, que apresenta dados de mercado mobile, o TikTok é o aplicativo com mais downloads deste primeiro trimestre de 2021.
Para quem ainda não conhece ou tem dúvidas de como funciona vamos explicar. O TikTok veio com uma proposta dos usuários produzirem vídeos curtos de vários temas diferentes, como comédia, comida, ASMR, memes, jogos, animais de estimação e é possível produzir com efeitos, filtros, edições com diversos recursos e músicas.
Na rede social é permitido interagir, comentar, compartilhar em outras plataformas, curtir e seguir o conteúdo de perfis que os usuários se interessarem. O aplicativo possui muitas formas de viralização, onde as pessoas podem usar hashtags para ganhar maior visibilidade no menu “Descobrir” e criar conteúdos que chegam a ser trends, ou seja, o que está em alta, como dancinhas, desafios, trollagens, imitações, transformações etc.
A plataforma conquistou a atenção também dos influenciadores, que usam atualmente o aplicativo para produzir conteúdo e chegam até a monetizar os vídeos, usando e abusando da criatividade para divulgar marcas. Isso só é possível graças à possibilidade de o TikTok mostrar na página inicial vídeos de perfis, que os usuários seguem e os da aba “For You” (Para você), baseados nos interesses da pessoa, de acordo com os últimos materiais consumidos por ela. Então, criadores de conteúdo no aplicativo com poucos seguidores e não famosos, podem ter maior visibilidade usando esse recurso.
“O melhor jeito para monetizar no TikTok é vendendo algum produto ou serviço para sua audiência. Outro modo que também tem gerado um ótimo retorno é fazer promoções de produtos como afiliado. E uma terceira maneira, é fazendo posts patrocinados.” declara Pedro de Carvalho, 28 anos, consultor de SEO e trabalha no ramo de consultorias de TikTok.
“O próprio TikTok tem um perfil para creators (criadores), para te ensinar a utilizar as funcionalidades e tudo mais. Eu mesma assisti vários vídeos no youtube na época, como sobre usar para acelerar a minha curva de aprendizado na plataforma.” relata Karina Tronkos, de 24 anos, product designer na empresa Hurb (Hotel Urbano) e criadora de conteúdo no Instagram com 92,4 mil seguidores e no TikTok com 37,1 mil.
Os Tiktokers, influenciadores digitais do TikTok, viralizaram na plataforma e ficaram famosos, ganhando espaço na mídia. No Brasil, um dos destaques é a influenciadora amazonense Anny Bergatin, de 24 anos, que postou seu primeiro vídeo em junho de 2020, e hoje possui 9,6 milhões de seguidores. A Ruivinha de Marte, como é conhecida na rede, além de possuir um ótimo engajamento tem milhares de curtidas em seus vídeos.
Anny viralizou dançando, de forma desengonçada e descontraída, a música “Na Ponta do Pé Brega Funk” de Nadson O Ferinha. A canção ganhou um clipe oficial com a participação da influencer, e está batendo mais de 38.305.106 visualizações no YouTube. A jovem multitalentosa é seguida por 3,4 milhões de pessoas no Instagram, e participou do quadro “Famosos da Internet”, no programa da Eliana do canal SBT.
Certamente os usuários da plataforma TikTok já receberam na aba “Para você" vídeos do mineiro Isaías Silva, de 22 anos, que conta com 8,9 milhões de seguidores. O humorista cresce a cada dia, encenando situações do cotidiano, e seus personagens foram curtidos por milhares de internautas.
“A dica para todos que querem começar no Tiktok, é ter uma conta nichada para se destacar logo de cara. E aos poucos, conforme for crescendo na plataforma, vai expandindo o tipo de conteúdo, explorando outros nichos. Outra coisa que ajuda bastante, é adaptar as trends virais para o nicho da conta, pois tem a chance de viralizar e atrair milhares de fãs interessados no seu conteúdo do dia para noite.” afirma Pedro de Carvalho, consultor de SEO.
Baseado nos dados da Social Tracker, que faz uma análise sobre conteúdos postados, engajamento, pessoas em ascensão, entre outras buscas. Os três perfis mais seguidos, e com bilhões de curtidas na rede social TikTok, são da atriz americana Charli D'Amelio, do Tiktoker Khaby Lame e da também atriz Addison Rae.
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Vamos de TBT, sem ser quinta-feira, com a plataforma trazendo de volta alguns sucessos musicais já consagrados, como I'm Just a Kid - Simple Plan (2002), Shower - Beck G (2014), It's Tricky - Run DMC (1987), entre outros hits. O TikTok também provou seu poder de impulsionar novas canções, tendo em vista good 4 you da cantora Olivia Rodrigo, que apresenta uma pegada pop rock dos anos 2000, e despertou curiosidade, pois a sonoridade se parece com Misery Business, do Paramore. As comparações surgiram, acompanhadas de um sentimento nostálgico, e uma combinação das duas canções viralizou na rede social.
Com as trends sendo a sensação no TikTok, diversas músicas ficaram famosas e conquistaram tanto os usuários da plataforma que não tem mais como esquecer as letras e as coreografias. Músicas como Peaches - Justin Bieber ft. Daniel Caesar & Giveon, Astronaut In The Ocean - Masked Wolf , Leave The Door Open - Bruno Mars, Anderson .Paak, Silk Sonic, MONTERO (Call Me By Your Name) - Lil Nas X, Never Forget You - Noisettes, Drivers License - Olivia Rodrigo, Catucada Profunda- MC Igão , Não Pode Se Apaixonar - Xand Avião e Mc Danny, Eu Sou O Mestre Dos Magos - MC’S MAROFA FAZANO E MÉRO RF (DJ GRZS), entre vários outros, já estão em playlists no Spotify, chamadas de “TikTok 2021 Tik Tok Hits”, com mais de 1 milhão de seguidores, e “TikTok Brasil Hits”, com mais de 30 mil seguidores”.
Quem nunca se deparou cantando: “E ela tá, tá movimentando/ Tá, tá movimentando/ Tá, tá, tá movimentando” (Tipo Gin - Mc Kevin o Chris) ou “Vai se tratar, garota/ Sai da minha bota/ Rasgou minhas roupas, queimou o 12 mola/ Eu tava de boa, cheia de história/ Agora chora, chora, chora” (Bipolar - Mc Don Juan), ou até mesmo quando pensou em uma desgraça veio na cabeça o hit “Oh, no/ Oh no/ Oh no, no, no, no” (Oh No - Capone). Sabemos que você cantou direitinho na sua cabeça. Em função disso, pense em como uma simples rede social pode mudar completamente não só a forma como consumimos conteúdo, mas também em como ela entrega isso para as pessoas.
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