Por Gustavo Mentor
A disputa do basquete nas Olimpíadas de Tóquio 2020, evento que foi adiado para 2021 por conta da pandemia do coronavírus, tem tudo para ser uma das mais emocionantes do torneio. As federações começaram a anunciar os jogadores convocados para a disputa do torneio, e as seleções tidas como favoritas, vem com o que tem de melhor. Depois da Copa do Mundo em 2019 na China ter sido um sucesso, especialistas esperam que o nível técnico em Tóquio seja altíssimo.
A Argentina do técnico Sergio Hernández divulgou a lista de convocados para ir em busca do bicampeonato olímpico. Os destaques da convocação foram o armador Facundo Campazzo que atua no Denver Nuggets da NBA e o ala Gabriel Deck que também joga na NBA pelo Oklahoma City Thunder, a Argentina que está no grupo C vai enfrentar a badalada seleção da Espanha, também pega o Japão que é o anfitrião dos jogos e fecha o grupo contra o vencedor do Pré-Olímpico da Lituânia.
Os Estados Unidos sempre tido como favoritos nas Olimpíadas, já anunciaram alguns craques que farão parte do elenco para Tóquio. Comandada pelo técnico Greg Popovich, a seleção americana vai em busca da sua décima sexta medalha de ouro, e com três desses jogadores já anunciados, Damian Lillard, Draymond Green e Jaysom Tatum, o técnico ainda aguarda o "Sim" de jogadores como, Kevin Durant e Stephen Curry, por outro lado astros como Lebron James e Anthony Davis já avisaram que não irão a Tóquio. O Estados Unidos estão no grupo A, acompanhados de Irã, França e o vencedor do Pré-Olímpico de Victoria, no Canadá.
A Seleção Brasileira de basquete ainda não tem vaga garantida em Tóquio, irá disputar o torneio Pré-Olímpico da Croácia que tem início dia 29 de junho e vai até 4 de julho. O técnico Aleksander Petrovic convocou o time para a disputa da competição, e a lista conta com uma mescla de jovens talentos como Bruno Caboclo e também medalhões já consagrados na Seleção, com destaque para Anderson Varejão que voltou a atuar na NBA pelo Cleveland Cavaliers. O Brasil ficou no grupo B com a anfitriã Croácia e com a seleção da Tunísia.
REPRODUÇÃO: FIBA