COPOM MANTÉM A TAXA DE JUROS EM 13,75% a.a

O QUE ISSO É BOM PARA NÓS CONSUMIDORES?


Por Eduardo Gonçalves- 2o. Período  e Guilherme Monteiro- 6o. Período


Na tarde de ontem (21/09), o Comitê de Política Monetária (COPOM), manteve a taxa de juros base do Brasil, SELIC (Serviço Especial de Liquidação e Custódia) em 13,75% ao ano. Essa taxa estava tendo ciclos de alta desde 1999, quando na época estava bem recente a troca da moeda Cruzeiro para o Real.

O que fez o COPOM manter essa taxa estagnada nessa porcentagem, foi a deflação do IPCA (Índice de Preço do Consumidor Amplo), que acumulou nos últimos 12 meses em 10,07%, reduziu para 9,73%, uma retração de 0,34% por conta da redução do preço dos combustíveis e a instabilidade política internacional como a guerra e o aumento da taxa de juros dos Estados Unidos, o FED de 2,25% para 2,75%.

O JUROS AINDA ESTÁ ALTO, O QUE É BOM FAZER?

O momento atual é bom para economizar. FONTE: PIXABAY 

O momento agora não é bom para tomar empréstimos, gastar limite de cheque especial ou estourar o limite do cartão de crédito, esse cenário está com a ótima maré para guardar dinheiro em Títulos Públicos Pré-Fixado, atrelado à SELIC, caderneta de poupança e Títulos Privados que estão com taxas excelentes. Todavia, é importante frisar que por necessidades há aquelas exceções para gastar ou tomar empréstimos. Mas como diz o informativo de propaganda de cerveja, USE COM MODERAÇÃO.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem