Fim de semestre causa ansiedade e nervosismo nos estudantes
Por Darllene Laurindo e Lucas D’Almeida - 1º Período
Por Darllene Laurindo e Lucas D’Almeida - 1º Período
A fase acadêmica é um período de descobertas. É a realização de um sonho, o início da caminhada para o mercado de trabalho, a construção de novas amizades, mas a rotina da faculdade vem acompanhada de cansaço, noites mal dormidas, desespero, ansiedade. O final de um período pode ser bastante estressante, principalmente se ele for marcado pela dupla: trabalho e prova.
O nervosismo durante a época de provas é muito comum, porém existe uma linha tênue entre esse sentimento e a ansiedade. A psicopedagoga e coordenadora do NAAP, Geórgia Andreia Oliveira alerta sobre o perigo: "Se você percebe que aquilo ali que você sente antes da prova vai muito além, que faz com que você sinta branco na hora da prova, que te tira o foco e a concentração, te prejudica, aí você tem que consultar um especialista para ver a diferença."
Existem maneiras de contornar esse cenário e passar pelos perrengues acadêmicos de forma mais leve, através de um planejamento, sendo assim, alguns hábitos tendem a ser benéficos. Para Geórgia a semana de provas tem que ser o resultado de um processo: "Se eu entender que a prova é o resultado do meu esforço anterior talvez diminua a minha carga de ansiedade. É como acompanhar uma novela, a cada dia um pouquinho, estudar deveria ser assim, se hoje eu estudo um pouquinho a matéria está fresquinha na memória e isso quando vira rotina chegando no dia da prova se torna simplesmente só mais uma revisão." - comentou a pedagoga.
Isabelle Padrão Diamantino comenta sobre a dificuldade de manter uma rotina regular de estudos. (Foto: Arquivo Pessoal) |
A estudante de direito da Universidade Estácio de Sá, Isabelle Padrão Diamantino, normalmente mantém uma rotina de estudos regrada, o que ajuda a manter uma preparação mais tranquila, porém diante de imprevistos e conteúdos acumulados passa a ter momentos mais turbulentos: “Geralmente eu não deixo matéria acumulada e vou estudando aos poucos para quando chegar a semana de provas eu estar preparada, porém como esse semestre foi atípico (com algumas aulas on-line) ficou muito mais difícil, então eu quase surtei.” e complementou sobre o quão sacrificante é a sua rotina: “Todos os meus amigos sabem que eu não tenho vida nenhuma na semana de provas, quase não pego no celular, sair é quase impossível, a semana é bem tensa, até porque não temos só as provas para fazer.” - complementou a estudante.
Danielle Rodrigues comenta sobre o desafio em conciliar estudo e trabalho. (Foto: Arquivo Pessoal) |
Se organizar para manter todas as atividades em dia é um ponto crucial para sustentar a vida de estudante de forma saudável. Danielle Rodrigues além de ser estudante de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá é também operadora de caixa em uma farmácia, ou seja, o dia da jovem é muito agitado: “Saio da faculdade correndo pra chegar no horário certo do trabalho, quando chego em casa tenho que escolher o que fazer, se como, se estudo, se durmo…” e diante de toda a correria tenta encontrar um tempinho para manter o foco para enfrentar a semana de provas: “Tento ter uma rota de fuga, saio com meu namorado, durmo e tento levar as provas na leveza mesmo sabendo que é importante”, explica Danielle.
Geórgia reforça ainda a necessidade de começar a estudar para as provas pelo menos com duas semanas de antecedência para quando chegar na semana e estar tranquilo, além da importância da prática de atividades físicas e do lazer: "O Cérebro além de vaidoso, ele não gosta de dividir, ele fica te implorando por atenção e você não dá, aí na véspera quando você precisa dele, ele vai te boicotar e ele vai dizer não. Por você não ter trabalhado o que precisava aprender."
O Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico (NAAP) acompanha o estudante portador de necessidades educacionais especiais ou aqueles com dificuldades de aprendizagem em diversos aspectos, propondo melhorias para o processo de aprendizagem, atende pessoas que sofrem de transtornos e crises de ansiedade durante o período de provas, dialogando com os professores para avaliar e decidir qual é o melhor ambiente de provas para os alunos.