Tradicional álbum da Copa do Mundo conquista cada vez mais colecionadores
Por Sergio Homem (7º período)
Nas bancas desde Agosto, as figurinhas são a grande recordação da copa do mundo. Fonte: Panini |
Estamos em ano de copa do mundo. Época de pintar ruas, organizar churrascos para assistir aos jogos, aprender sobre a cultura dos adversários e principalmente: a tradicional coleção de álbuns de figurinhas.
Não importa a idade, a “febre” do colecionismo invade gerações que se reúnem em bancas de jornal, grupos de amigos, condomínios, shoppings e até no trabalho. O grande objetivo é completar o álbum o quanto antes e se possível antes do início do torneio.
As trocas envolvem crianças, jovens, idosos...não possuem hierarquia e se tornaram uma tradição familiar. O empresário Eduardo Pessoa coleciona figurinhas desde a copa de 1990 e agora vai nos locais de troca com o filho Matheus de cinco anos. “É muito divertido este momento, apesar de ser novo e não entender bem é legal ele ter esta interação com meu filho. Ele já está tomando gosto e vibra quando consegue as figurinhas dos jogadores famosos como Neymar, Messi e o Cristiano Ronaldo. ”
Diversos pontos de troca de figurinhas se espalham pelo Brasil. Fonte: globo.com |
Outro fato curioso se dá por conta do interesse em conhecer sobre os países adversários. “Acredito que os países menos conhecidos ou menos abordados em história e geografia ganham, atenção, despertando interesse, pois ganham caráter de inusitado” - afirmou o professor de Geografia João Ricardo que complementou. E acrescenta: “Cores, bandeiras, nomes e sobrenomes são aspectos culturais que também acabam sendo debatidos, principalmente nas trocas entre colecionadores. ”
Caso os colecionadores não queiram interagir para trocar figurinhas, é importante preparar o bolso. De acordo Gilcione, professor da UFMG, em reportagem do site UOL, “para completar um álbum sem fazer troca, em média se compra 3973 figurinhas, o que equivale a 794 pacotes, ou seja, R$ 3.178,00
O album completo sem trocas, custa em torno de 3 salários mínimos. Fonte: uol.com.br |
A Copa do Mundo será disputada no Qatar, país do continente asiático, de 20 de novembro até 12 de dezembro de 2022.
Fonte: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2022/07/20/quanto-custa-completar-o-album-de-figurinhas-da-copa-2022.htm