O evento contou com palestras que aproximaram os alunos do mercado
Por: Karen Moraes - 7⁰ Período
A Semana do Serviço
Social foi realizada entre os dias 23 e 27 de maio, na Universidade Estácio de
Sá - Campus Madureira. O evento contou com lives, atividades presenciais,
oficinas e apresentações de trabalhos, tendo como objetivo ajudar os alunos a
expandirem a visão que possuem sobre a própria formação.
O coordenador do curso de Serviço Social, Rodrigo Manhães, realiza a abertura do primeiro dia de evento e apresenta a convidada Renata Cardoso para os alunos. (Foto: Karen Moraes) |
Para iniciar a semana, a Professora e Assistente Social, Renata Cardoso, foi convidada para falar sobre “Conjuntura e Serviço Social”. A profissional abordou os aspectos históricos e trouxe alguns exemplos que se encaixam na atualidade, como forma de contextualizar o assunto.
Luana Lameira é aluna do
curso e esteve presente em todos os dias do evento. Ela reforça a relevância
desse tema dentro da atualidade. “A
análise dessa conjuntura tem como objetivo nos fazer contestar a realidade que
estamos vivendo. A proposta é fazer com que os movimentos ganhem força dentro e
fora do serviço social”
Assistentes Sociais, inseridas em diversos espaços do mercado de trabalho, conversam com os alunos sobre “Serviço Social nas Políticas Sociais”. (Foto: Germana Tavares) |
A noite do dia 24 contou com a presença de profissionais inseridos em diferentes espaços. “Serviço Social nas Políticas Sociais'' trouxe Assistentes Sociais que trabalham com pessoas em vulnerabilidade, pessoas com dependência química e pessoas portadoras de transtornos mentais. Dessa forma, foi possível entender de uma maneira mais ampla sobre a forma que a profissão se desenvolve.
Já no dia 25, a “Extensão e Formação Profissional” apresentou a relação faculdade e comunidade e no dia 26, “Serviço Social e Movimentos Sociais” trouxe a Assistente Social Rafaela Albergaria, que compartilhou com os alunos o real significado de Política de Reparação, criando debates e incentivando os alunos a pensarem de maneira crítica.
“Teoria não anda sem prática, nem prática sem teoria e o conhecimento também é construído e está em movimento o tempo todo. Então conseguir ter essa troca, poder refletir sobre a realidade é fundamental para orientar a formação”, afirmou Rafaela.
Os diferentes temas que
foram abordados ao longo da semana, puderam ajudar os alunos a entenderem como
de fato funciona o mercado de trabalho. O coordenador de Serviço Social, campus
Madureira, Rodrigo Manhães, destacou a importância desse tipo de evento para a
faculdade e para os futuros profissionais. “Eu
acho que esses debates ajudam os alunos a expandirem a visão sobre a própria
formação. Porque aqui na universidade a gente trabalha com os elementos
fundamentais, mas a realidade fundamental é muito dinâmica. Então esses
movimentos de trazer esse pessoal que está na militância para falar um pouco da
realidade, ajuda a gente a ligar a teoria com a prática.”
Assistente Social, Rafaela Albergaria, debate com alunos sobre “Serviço Social e Movimentos Sociais” (Foto: Germana Tavares)
O último dia do evento contou com uma mesa de apresentação de trabalhos. Os alunos puderam expor pesquisas e debater ideias com os professores sobre os assuntos, como uma forma de incentivar a prática profissional. A aluna Raquel Pessoa é uma entusiasta dos eventos, pois acredita agregar um valor ao conhecimento acadêmico.
“Eu sou a maior fã das palestras e das lives, porque eu acho que muitas vezes os conteúdos trazidos acabam agregando mais no nosso conhecimento, porque trazem a vivência, a realidade, as experiências e eu acho que é de suma importância, não só para o Serviço Social”, afirmou a aluna.