AS EXPECTATIVAS PARA AS 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS

Prova é a mais tradicional da história do automobilismo

Por Caio Cavalcante - 4º período

 Hexacampeão Scott Dixon largará na frente pelo segundo ano seguido. Foto: Reprodução/IndyCar
 
No próximo domingo (29) ocorre a 106ª edição das 500 milhas de Indianápolis, a prova mais importante da Fórmula Indy e do automobilismo de modo geral. Serão 200 voltas no circuito oval dos Estados Unidos e 33 pilotos em busca da vitória. Dois veteranos brasileiros vão participar da corrida, Hélio Castroneves (atual vencedor) e Tony Kanaan, campeão de 2004 da categoria.

O autódromo de Indianápolis é um dos mais antigos do mundo, foi construído em 1909 e recebe eventos desde 1911. No início, a pista havia sido feita de pedras, mas devido aos vários acidentes envolvendo pilotos e fãs, o circuito ganhou uma camada de tijolos cobrindo toda sua extensão. Em inglês, a pista ganhou o apelido de “The Brickyard”, na tradução livre seria algo como “a tijolada”. Após o asfaltamento de Indianápolis, decidiram manter os tijolos originais na linha de chegada, como forma de homenagem.

Além de ser uma prova centenária, Indianápolis impressiona pelas altas velocidades. O neozelandês Scott Dixon marcou a pole position mais veloz da história, com uma média horária de 376,5 km/h nas quatro voltas de qualificação que fez. Para efeito de comparação, em 2020 a média de um F1 em Monza (circuito mais rápido do calendário) foi de 264,3 km/h.

O jornalista Geferson Kern explica o motivo da Indy 500 ser a corrida tão prestigiada: “É a prova mais antiga do mundo, além de que nenhum outro evento esportivo concentra tanto público num só dia: 350 mil pessoas no domingo. Tem também a premiação, que pode chegar a quase US$ 3 milhões ao vencedor, algo sem igual.”

 

Para Geferson Kern, não existe corrida mais tradicional que as 500 milhas de Indianápolis. Foto: Arquivo Pessoal

A equipe de Chip Ganassi demonstrou muita força nos treinos, classificando os cinco carros nas 12 primeiras posições. Kern falou sobre o bom desempenho do time: “A Ganassi é favorita, possui cinco pilotos de altíssimo nível e foram os mais rápidos durante todos os treinos do mês de maio. Impossível não citar esta equipe como a maior candidata à vitória.”

O Brasil tem oito vitórias nas 500 milhas de Indianápolis: Tony Kanaan e Gil de Ferran possuem uma cada, Emerson Fittipaldi venceu duas, e Hélio Castroneves ganhou quatro, a mais recente delas em 2021. Castroneves se juntou a AJ Foyt, Rick Mears e Al Unser como os recordistas de vitórias na prova mais tradicional do automobilismo. Em 2022, Hélio tentará vencer pela quinta vez e se tornar o maior vencedor da história da Indy 500.


Castroneves vai tentar o quinto triunfo em Indianápolis. Foto: Meyer Shank Racing / @meyershankracing

O baiano Tony Kanaan é outro brasileiro no grid, em busca da segunda vitória no oval. A vasta experiência de Kanaan - será o piloto mais velho na corrida, com 47 anos - foi um dos fatores que convenceu Chip Ganassi a colocar mais um carro na pista, exclusivamente para esta prova, já que Tony não participa da temporada completa. Kanaan comentou sobre isso em live na Twitch: “É lógico que tenho desvantagem, só ando uma vez no carro por ano. Tenho que me adaptar rápido.”


Kanaan conta com bom momento da equipe para conquistar a vitória. Foto: Chip Ganassi Racing / @chipganassiracing

Sobre o bom desempenho da Ganassi, Tony comentou: “Tenho 100% de certeza que um de nós (da equipe) vai ganhar no domingo.” A corrida está marcada para às 13h.

Confira o grid de largada para as 500 milhas de Indianápolis:

1º – Scott Dixon
2º – Alex Palou
3º – Rinus VeeKay
4º – Ed Carpenter
5º – Marcus Ericsson
6º – Tony Kanaan
7º – Pato O’Ward
8º – Felix Rosenqvist
9º – Romain Grosjean
10º – Takuma Sato
11º – Will Power
12º – Jimmie Johnson
13º – David Malukas 
14º – Josef Newgarden
15º – Santino Ferrucci
16º – Simon Pagenaud 
17º – JR Hildebrand
18º – Conor Daly
19º – Callum Ilott
20º – Alexander Rossi
21º – Graham Rahal
22º – Sage Karam
23º – Marco Andretti
24º – Devlin DeFrancesco
25º – Colton Herta
26º – Scott McLaughlin
27º – Helio Castroneves
28º – Kyle Kirkwood
29º – Dalton Kellett
30º – Juan Pablo Montoya
31º – Christian Lundgaard
32º – Jack Harvey
33º – Stefan Wilson

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem