A ORIGEM E A CELEBRAÇÃO STAR WARS DAY

Saga começou em 1977 e faz sucesso até os dias atuais


Caio Cavalcante- 4o. Período


Franquia é uma das mais populares da história do cinema. (Foto: Reprodução/Disney)


Desde 2011, no dia 4 de maio é celebrado oficialmente o 'Star Wars Day'. A escolha da data foi bem simples. Em inglês, a sonoridade de 'May the fourth' (quatro de maio) é similar à frase tão dita nos filmes, "May the Force be with you". "Que a Força esteja com você", em português.

A primeira trilogia de Star Wars teve início no fim dos anos 1970 e início dos 1980. Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi conquistaram o público e geraram grandes bilheterias. Já no início dos anos 2000, George Lucas deu continuação à saga com a trilogia prequel, contando a história que antecede os filmes clássicos. Em 2012, a Disney comprou a LucasFilm e seguiu com a história não só nos cinemas como também com séries e derivados. A franquia se mostrou bastante lucrativa, tanto com a renda dos filmes como com a venda de produtos, brinquedos, jogos, colecionáveis. 

Pedro Curi é jornalista, professor, doutor em comunicação social e pesquisador de audiovisual. Curi explica o fenômeno que Star Wars se tornou: "Foi um dos primeiros universos narrativos a irem muito além de uma única história. George Lucas, mais do que um filme, criou algo complexo, cheio de espaços que poderiam ser preenchidos e ocupados pela imaginação do público." 


Para Curi, Star Wars foi inovador nos cinemas. (Foto: Arquivo Pessoal)


Curi também falou sobre o impacto da saga para os fãs. "A longevidade do universo fez ainda com que a história fosse passada de geração para geração, ganhando novos fãs a cada lançamento. A cultura pop não foi a mesma depois de Star Wars."

Um desses milhares de fãs é Caique Izoton, que tem um canal no Youtube com mais de 190 mil inscritos. O youtuber fala da influência da franquia na vida pessoal: "O grande impacto que Star Wars trouxe para a minha vida foi o gosto pela arte como um todo, e não só pelo que existe dentro da incrível saga de Anakin Skywalker. Fiquei aficionado pelas inspirações da saga também: filmes de samurais de Akira Kurosawa, Western, a jornada do herói e por aí vai"


Star Wars despertou uma paixão em Caique Izoton. (Foto: Arquivo Pessoal)


Izoton explica como o amor pela saga o fez criar um canal no Youtube: "Star Wars me fez ser apaixonado por Star Wars, mas também pelo cinema e pela arte. E foi a vontade de dar forma às minhas ideias sobre essas paixões que me levou a criar um canal."

Desde 1977 até os dias de hoje, Star Wars continua fazendo um enorme sucesso com o público, daqueles que viram os originais no cinema ou da nova geração que consome filmes, séries, desenhos ou livros. A narrativa tem peso para atrair para o lado bom (ou não) da força, mesmo estando em uma galáxia muito, muito distante.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem