Povos originários desaprovam forma como são tratados
Por Caio Cavalcante - 4º Período
O dia do índio é celebrado oficialmente aqui no Brasil desde 1943. O então presidente Getúlio Vargas instituiu o decreto-lei após o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano se reunir em 1940 e propor aos países da América a adoção da data em 19 de abril, em homenagem aos povos indígenas.
A figura dos povos originários no Brasil na maioria das vezes é desmoralizada com estereótipos ou piadas de mau gosto. O tema de apropriação cultural e respeito à diversidade cultural passou a ser debatido e algumas pessoas deixaram de padronizar a figura dos índios como uma só representação.
Leandra Rete é nativa e vive na Terra Indígena Oco’y, em São Miguel do Iguaçu, extremo oeste do Paraná. Para ela, a apropriação da cultura indígena é desrespeitosa.
“Não acho certo. Às vezes as pessoas vêm visitar a aldeia e ficam se pintando, como se fossem indígenas. É falta de respeito.”
Leandra Rete não aprova forma como os índios são tratados na sociedade (Foto: Arquivo Pessoal)
Rete completou: “Às vezes acompanhamos no carnaval quem não é indígena fazendo essas coisas (se vestir de índio). Na verdade, ganham dinheiro usando a figura indígena. Não concordo com essa atitude”.