A procura da leitura entre os jovens graças ao 'BookTok'

Por Isabela Madeiro- 6o. Período 


Logo do BookTok no aplicativo TikTok. (Foto: Reprodução/TikTok)

Com a era da informação e da tecnologia, obstáculos surgiram em práticas comuns como ler o jornal impresso ou um livro físico e os motivos variam entre os preços altos dos impressos  dificuldade em escolher o gênero certo e o momento perfeito para mergulhar nas páginas de uma boa história. É aí que a tecnologia deu destaque ao aplicativo TikTok, que ganhou vida em meados de 2019, durante a pandemia, tirando jovens de todo o mundo do abismo tedioso da quarentena.

  


BookTokBrasil e BookTok no TikTok. (Foto: Reprodução/TikTok)

A hashtag #BookTok conta atualmente com mais de 78,5 bilhões de visualizações no mundo todo e a #BookTokBrasil conta com 6,4 bilhões de visualizações, com vídeos curtos de indicações de livros de diversos gêneros, oferecendo versões de leitura curta e rápida para leitores iniciantes, leituras duradouras de sequências e até mesmo livros didáticos para aprofundar áreas de estudo. 

O que surpreendeu sobre o aplicativo, em geral, foi o alcance que deu a algumas obras, colocando-as no topo das listas de leitura do EUA, tornando sua procura quase instantânea. Um exemplo é o livro "É Assim Que Acaba" lançado em 2016, por Coolen Hoover, mas que em 2021 vendeu mais de 770 mil cópias graças a visibilidade dada pelo aplicativo.

Segundo uma pesquisa feita pela Forbes, o mercado de livros no EUA cresceu em 9% em 2021 com a influência do uso do aplicativo TikTok e da hashtag #BookTok.No Brasil, foram vendidos mais de 5 milhões de livros infantojuvenis e educacionais no primeiro semestre de 2021, com um aumento de 46% em relação a 2020.

O BookTok também se tornou uma boa jogada de marketing nas livrarias, que adotaram o nome para indicar em uma prateleira ou um estande localizado, geralmente, perto dos livros infantojuvenis como na bienal do livro 2022 do Rio de Janeiro e em São Paulo, nomeando os estandes como "Queridinhos do TikTok" e as "Sensações do TikTok", contendo os livros favoritos indicados no aplicativo. 

    

Estande BookTok na bienal do livro 2022. (Foto: Reprodução/ArquivoPessoal)

Entre os nomes mais famosos estão: 'Os Dois Morrem no Final', de Adam Silvera, 'A Canção de Aquiles' de Madeline Miller, 'Vermelho, Branco e Sangue Azul', de Casey McQuiston, o querido dos leitores 'Corte de Espinhos e Rosas (Vol.1)', de Sarah J. Maas, os livros da saga de aventura e fantasia, "Harry Potter", de J.K Rowling, e a lista só cresce, assim como o amor dos leitores por uma boa leitura que através dos vídeos já garante satisfação literária.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem