Pesquisa realizada pelo site Casamentos.com aponta 40 bilhões de reais em movimentação no mercado para o ano de 2022
Por Láysa Rodrigues - 1° período
O mês de Maio é conhecido como o mês das noivas, apesar disso alguns dados mostram que a maioria dos casamentos no Brasil ocorrem no segundo semestre, durante a primavera e isso mostra a importância e a preocupação relacionada à organização da cerimônia e festa. Nesse período de retorno e crise econômica muitos casais optam por fazer celebrações mais simples, íntimas e com poucos gastos.
Assessora Ivana Cardoso fala sua visão do cenário atual do mercado de casamentos. (Foto: Acervo Pessoal) |
A assessora de eventos Ivana Cardoso, nesse ramo há mais de sete anos, diz que o mercado de casamento passa por um novo momento, o de intimidade. "Existe uma propaganda muito grande à disposição na mídia para encher os olhos, mas de fato, os casais buscam mais o momento. E aqui se aplicam os estilos minimalistas, rústicos, mas com elegância e muito carinho envolvido".
Com muito ou pouco dinheiro, o grande dia é uma celebração do amor. Uma pesquisa realizada pela The Knot Worldwide, empresa norte-americana, mostrou que o dinheiro guardado na poupança e em economias pessoais representam 56% do investimento. De todas as festas, 48% foram parceladas e 30%, pagas com a ajuda de familiares. Para 10% dos casais, o dinheiro recebido como presente foi a saída e para pouco mais de 3%, empréstimos e financiamentos foram necessários. A pesquisa mostra ainda que os noivos investem, em média, pouco mais de R$ 39 mil na cerimônia.
Ana Paixão compartilha como foi seu processo de organização de seu casamento. (Foto: Acervo Pessoal)
Ana Paixão casou no dia 20 de Abril e utilizou planilhas para a organização financeira do casamento e Lua de mel. A administradora diz que desde o namoro usava esse método para controle de gastos e guardar dinheiro e com a chegada da data foi mais tranquilo terminar as tarefas. “Nós até recebemos ajuda financeira dos nossos pais e na organização em si, tive auxílio de alguns amigos", afirma Ana Paixão, que mesmo passando por imprevistos teve o seu final feliz.
Para Ivana, ter uma estratégia financeira é importante para o casal não gerar mais dívidas:
"Eu acredito que o planejamento e ter uma assessoria que conheça o mercado de casamentos ajuda com todos os trâmites e isso independe do tamanho do casamento. Um casal bem orientado acaba economizando e, no dia, tudo acontecerá lindamente e com muita tranquilidade".
Carmem Rodrigues em seu casamento comunitário.( Foto: Acervo Pessoal) |
Para Carmem Rodrigues, que vivenciou um casamento comunitário realizado pelo “Instituto Mudando o Final“, foi exatamente isso que aconteceu. A estudante de Direito e cabeleireira, casou no dia 29 de Novembro de 2016. A cerimônia e a festa foram compartilhadas por 40 casais. Entre todos os gastos, Carmem diz ter investido em média mil reais.
"Foi tudo muito organizado e lindo, não foi perfeito, mas conseguimos realizar com um valor bom, já que na época não tínhamos muitas condições e estávamos construindo nossa casa, mas foi lindo na medida do possível e realizei meu sonho de casar de noiva".