Campanha de incentivo à participação de jovens entre 16 e 17 anos nas Eleições deste ano ganham força na Internet
Por Matheus Martins - 7º período
Nas últimas semanas, a Justiça Eleitoral iniciou uma campanha de incentivo para que os jovens entre 16 e 17 anos tirem o título de eleitor e participem das Eleições 2022, que ocorrerão no mês de outubro. Diversos famosos como Anitta, Zeca Pagodinho, Taís Araújo, Felipe Neto e Casimiro aderiram ao movimento e postaram mensagens nas redes para impulsionar a campanha.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) busca aumentar a participação dos jovens no pleito eleitoral. Segundo o TSE, essa faixa etária com título de eleitor é a menor em duas décadas. Para Pedro Masson, Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília, esses votos terão peso para políticas públicas para a juventude:
“A participação dos jovens é de extrema importância para que essa parcela da população tenha suas demandas atendidas pelos possíveis candidatos. Imagine dois cenários: o primeiro a população jovem tem muito pouca participação; o segundo essa população representa grande parte dos votos válidos. Em qual cenário é mais provável que um deputado, senador, governador e até mesmo presidente se importe com políticas voltadas à juventude? Creio que não há dúvidas nessa resposta. O cenário atual é preocupante.”, destacou o cientista político.
Pedro Masson aponta a importância da participação dos jovens nas Eleições 2022. Foto: Reprodução/Acervo Pessoal |
A participação de celebridades e influenciadores digitais parece estar surtindo efeito, são diversos os relatos de jovens que estão tirando os títulos para participar das Eleições pela primeira vez, como é o caso da estudante Ana Carolina Ferreira, de 16 anos, que resolveu se habilitar para participar do pleito de outubro:
“A campanha feita por alguns influencers que eu acompanho foi fundamental na minha decisão de tirar o título, mesmo sem a obrigação. Acredito que o meu voto pode fazer diferença no futuro do país, ainda mais nessas eleições tão importantes.”, disse a jovem.
A jovem de 16 anos exibe seu título de eleitor, que agora é disponibilizado diretamente no celular. Foto: Reprodução/Acervo Pessoal |
Pedro Masson aponta que a participação de celebridades e influenciadores na campanha estão ajudando, já que essas pessoas falam a língua do jovem, e muitas vezes expressam um desejo de mudança, despertam um sentimento de rebeldia.
“O voto é uma forma de exercer essa vontade. E já que estamos falando de artista, fica aqui uma frase do Emicida que pode incentivar mais jovens a votarem: "Irmão, você não percebeu que você é o único representante do seu sonho na face da terra? Se isso não fizer você correr, chapa, eu não sei o que vai.", concluiu Pedro.
O TSE informa que o prazo para a retirada do título se encerra no dia 4 de maio. O documento pode ser solicitado via internet, no sistema TítuloNet e pode ser acessado no site do próprio Tribunal.