I PRÊMIO MARCUS VINI DE FOTOJORNALISMO

Concurso é uma homenagem ao professor Marcus Vini e contou com aproximadamente 100 inscritos.

Por Sérgio Homem

O I Prêmio Marcus Vini de Fotojornalismo teve como pauta a fotografia cultural

 

A semana nacional de fotografia foi aberta com a divulgação do I Prêmio Marcus Vini de Fotojornalismo. O profissional, que foi vítima da pandemia de COVID-19, foi professor e ex-coordenador do curso de fotografia na unidade Madureira e deixou como legado muitos amigos e o carinho dos colegas e alunos. Vini era também grande incentivador para que todos os seus alunos participassem de concursos fotográficos. 

A seleção do concurso contou com aproximadamente cem alunos e egressos. As inscrições foram feitas por e-mail e o produto deveria ter a temática de fotografia cultura, após avaliação dos critérios de linguagem, composição e a qualidade da imagem, foram selecionados vinte e duas fotos até chegarem aos dez premiados, com sete menções honrosas e o destaque para os três primeiros colocados. 

"A disputa foi acirrada, em meio a tantas fotos boas, especialmente pelo fato desta primeira edição do Prêmio Marcus Vini de Fotojornalismo ter a cultura como editoria", disse o técnico de fotografia e jurado, Michael Menezes.

A comissão julgadora contou com a coordenadora e a equipe técnica do curso de fotografia que assim definiram a colocação final do concurso:

 

Primeira Colocação: Raquel Machado de Sousa

Segunda Colocação: Luciana Valiatti de Almeida

Terceira Colocação: Wallace Teixeira de Sousa

Menções Honrosas: Railane Lemos Silva, Daniel Magalhães Marins, Jorge Hely Veiga e Eduardo Barros de Oliveira
 

A vencedora do concurso, Raquel Sousa, aluna recém formada, se mostrou feliz e emocionada ao falar sobre a conquista: "tenho expectativa que o prêmio permita que o legado e importância do professor Vini continue. Ele foi um grande exemplo e tenho sonho de me tornar professora por conta dele".

A professora Márcia Costa, atual coordenadora do curso de fotografia, parabenizou os participantes do concurso e em especial os vencedores. "Quando eu pensei em uma forma de homenagear e prestar uma homenagem ao Vini, não poderia ser outra se não por meio de fotografias. Toda vez que realizarmos este concurso ele será homenageado e lembrado através das fotos de cada participante. E esse é o verdadeiro significado da fotografia, memória!

Germana Tavares, técnica de fotografia e jurada, falou sobre como foi a aceitação do prêmio. "O concurso foi muito bem recebido pelos alunos e, principalmente, ex-alunos de fotografia, que sempre tiveram o Vini como referência profissional, além de todo carinho. Foi uma oportunidade para que todos pudessem prestar essa homenagem a ele. Recebemos muitas mensagens de apoio e agradecimento à iniciativa”.

Para quem gosta de fotografia, uma boa novidade. Já está sendo planejado uma segunda edição do concurso para o ano de 2022. "O retorno foi acima do esperado. Este ano tivemos apenas a pauta cultural e iremos ampliar o número de editorias", afirmou Márcia Costa.


Foto de Raquel Sousa ganhou a primeira colocação no I Prêmio Marcus Vini de fotojornalismo


Foto de Luciana Valiatti de Almeida ficou na segunda colocação no I Prêmio Marcus Vini de Fotojornalismo


Wallace Teixeira conquistou o terceiro lugar no I Prêmio Marcus Vini de Fotojornalismo



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem