FEIJOADA DA FAMÍLIA IMPERIANA TRAZ DE VOLTA A ESPERANÇA DE PISAR NA AVENIDA

Após um ano, foliões e carnavalescos se preparam para o retorno do carnaval em 2022

Por Karen Moraes - 6⁰ período

Velha Guarda Show se apresenta no retorno da tradicional feijoada da escola de samba Império Serrano,  em Madureira. (Foto: Nicolye Castro)


O Carnaval é uma das festas mais aguardadas pelos brasileiros. Porém, devido a pandemia, este ano as avenidas não puderam ser preenchidas com os desfiles, a garra dos foliões e nem com a animação da torcida. Para a alegria de muitos, o Carnaval 2022 está confirmado e gera expetativas. Os ingressos para os desfiles do Grupo Especial já estão a venda e, segundo a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), em apenas um dia foi vendido um quantitativo cinco vezes maior do que o primeiro dia de venda do Carnaval 2020.



Emerson Pereira, assessor de imprensa da Império Serrano, conta um pouco sobre a primeira Feijoada Imperial com uma nova gestão. (Foto: Arquivo Pessoal)


Neste mês de outubro, a Império Serrano, escola de samba localizada em Madureira, realizou a primeira feijoada pós pandemia. O evento contou com as apresentações do Grupo Perfeição, Velha Guarda Show do Império, Grupo Senzala, Luiz Camilo, Unidos de Vila Maria, Beija-Flor de Nilópolis, segmentos do Império Serrano e, como destaque, o show do Arlindinho, que cantou os clássicos de seu pai Arlindo Cruz.


“É a volta de um evento tradicional da Império, modéstia parte, a melhor feijoada do Rio de Janeiro. É a primeira da nova gestão, então a gente está fazendo tudo para que dê certo.”, disse Emerson Pereira, que é o assessor de imprensa do Império.

 

A família imperiana se reúne para levantar o carnaval. Apesar da feijoada ser uma boa forma de angariar fundos, a pandemia afetou as escolas de samba, tornando os recursos ainda mais escassos. Além disso, segundo estudos do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), com a ausência do Carnaval em 2021 a cidade do Rio de Janeiro perdeu cerca de R$ 5,5 bilhões.


É preciso que as escolas de samba tenham orçamento para que possam investir nos recursos necessários para as avenidas, porém, a realidade nem sempre é essa. Segundo a Historiadora e Integrante da Velha Guarda Show da Império, Raquel Valença, ter um Carnaval depois desse período de pandemia é muito bom devido a disposição dos integrantes da escola de samba para reunir as pessoas. Porém, Raquel destaca que a maior dificuldade, são os recursos.

 

“Hoje, quando a gente retoma os trabalhos do carnaval, a gente está juntando os cacos de uma verdadeira tragédia que foi, para o carnaval do Rio de Janeiro, esse vácuo, esse período sem trabalho, sem animação, sem estar junto.”, afirmou Raquel.

 

Mesmo diante das dificuldades, as escolas de samba permanecem levando muita alegria. Nas quadras, já é possível sentir a ansiedade e emoção para o próximo ano. Sorrisos espalhados por toda a parte contagiam o lugar, acompanhados, é claro, de muito samba no pé.

2 Comentários

  1. Gostei muito da matéria, não sabia do valor da perda R$5.5 bilhões.
    Fico imaginando quantas pessoas foram prejudicadas .

    ResponderExcluir
  2. Graças a DEUS, estamos voltando um novo normal... carnaval é a nossa tradição e os foliões estavam sentindo muita falta... realmente a the best feijoada é a da nossa Império...vamos com tudo 🎉😘

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem