SEMANA NACIONAL DE JORNALISMO – A DESINFORMAÇÃO NA ERA DA INFORMAÇÃO

Evento acadêmico permitiu que alunos tivessem uma visão mais ampla do que aprendem em sala de aula

Por Karen Moraes - 6⁰ período e Sérgio Homem - 5⁰ período

Professor Márcio Gonçalves ensina aos alunos de Jornalismo a técnica de fact-checking na Wikipédia. (Foto: Sérgio Homem)

 

A Semana Nacional de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá foi realizada entre os dias 25 e 28 de outubro. O evento contou com palestras via Teams e oficinas presenciais, com o objetivo de fazer uma interação entre profissionais e alunos e discutiu o papel social do jornalismo no combate a Fake News



Para abrir a semana, o correspondente da Rede TV e Jovem Pan News, Eliseu Caetano, que também é ex-aluno da Estácio, trouxe a experiência de ser um correspondente internacional, além de compartilhar dicas para a consolidação no mercado. O jornalista também contou para os alunos que conseguiu sua primeira oportunidade de estágio na Rede TV do Rio de Janeiro com apenas 12 dias de faculdade, durante sua primeira semana de comunicação na UNESA.


Eliseu Caetano, correspondente da Rede TV e Jovem Pan News, conta sobre como conseguiu seu primeiro estágio e compartilha experiências profissionais com os alunos. (Foto: Karen Moraes)

 

 

Na manhã do dia 26, Clara Velasco, jornalista responsável pelo quadro “Fato ou Fake” no G1, falou sobre a força das Fake News na atual época de imediatismo, onde a urgência por informações muitas vezes ultrapassa a apuração. Clara destacou o quão importante é a checagem para o jornalismo.

 

“Eu acho que, deixando claro como o jornalismo funciona, fica cada vez mais claro o quanto o jornalismo não tem nada a ver com fake news. Eu acho que a gente está caminhando para essa transparência e é a maior bandeira que a gente tem que levantar, principalmente nesses próximos anos”, afirmou a jornalista.

 

Ao decorrer da semana, as Pratas da Casa, egressas da Estácio Madureira, encurtaram o caminho entre faculdade e o mercado. As jornalistas falaram em suas respectivas lives sobre a rotina em redação e assessoria e deram dicas de apuração, além de dividir com os alunos o caminho que trilharam até chegarem onde estão.

 

O evento contou com diferentes olhares para o tema da Informação na Era da Desinformação e trouxe convidados plurais, como, Enildo do Rosário (Jornalista, Assessor de Imprensa e Produtor de Carnaval da TV Globo), Gabriel Saboia (Jornalista de reportagem especial do O Globo), Camila Carelli (Repórter e apresentadora das rádios Globo e CBN e comentarista no Redação Sportv), Iuri Pitta (Jornalista da CNN), Joice Hurtado (Assessora de Comunicação e empreendedora responsável pela Best Comunicação), Mesa Redonda com Emerson Pereira (Assessor de Imprensa da Império Serrano), Daniela Lima (Assessora de Imprensa da Portela) e Alex Gardel (Diretor de Comunicação Superliga Escola de Samba).

 

O coordenador de Jornalismo, Júlio Santos, destacou  a importância do tema central na formação dos futuros jornalistas. “O objetivo dessa semana foi justamente fazer com que os alunos entendam a responsabilidade do jornalismo de apurar informações. Embora todo mundo queira dar um furo, até que ponto temos que segurar essa notícia para verificar a veracidade, as fontes, para justamente dar uma notícia com base”.




Coordenador de Jornalismo Julio Santos mostra aos alunos formas de reconhecer ideias criativas. (Foto: Sérgio Homem)

 


O último debate foi sobre a relação do jornalismo esportivo e a desinformação. O repórter do Globo/Extra, Bruno Marinho, falou sobre o aumento no número de torcedores que produzem conteúdos sobre os clubes e apresentou dados dessa relação entre fato, fonte e conteúdo jornalístico. O profissional também compartilhou algumas experiências pessoais que viveu e ainda vive dentro da redação.

 

“Eu acho que compartilhar um pouco desse conhecimento é muito importante para que novos jornalistas surjam e a profissão continue sendo relevante como ela é. Acho que é um trabalho nosso ajudar de alguma forma para que o jornalismo continue sendo feito de qualidade, pelas próximas gerações.”, afirmou Bruno Marinho.

 

Além das diversas palestras via Teams na parte da manhã e noite, os alunos puderam participar de oficinas presenciais na parte da tarde, colocando a mão na massa e aprendendo sobre criatividade, fact-checking e técnicas para reportagens em televisão.


Alunos de Publicidade e Jornalismo aprendem, com o professor Anderson Barreto, as técnicas necessárias para a TV. (Foto: Sérgio Homem)

 


Ao longo de uma semana, os alunos puderam adquirir novas experiências e informações para a formação acadêmica e profissional, como afirmou o aluno de Jornalismo, Tiago Luiz Amin.

 

“Aprender o quão importante é o jornalismo, principalmente nesses tempos onde a informação é tão valiosa, eu achei inspirador, porque você faz com que o aluno queira aprender mais sobre a coisa. Você faz com que o aluno se aprofunde mais nos estudos, se interesse mais pelo jornalismo”, afirmou Tiago.



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