Influenciadores produzem conteúdos sobre o tema na plataforma que tem cerca de mais de um bilhão de usuários ativos mensais mundialmente
Por: Ingrid Ferraz e Luiza Lacerda
(GIF: Giphy | Reprodução)
O Instagram, que é focado principalmente na questão visual, transformou-se em ferramenta para conectar pessoas e passou a ser usada, também, como fonte de informação. Em junho de 2018 atingiu um bilhão de usuários ativos por mês no mundo e, atualmente, tem 500 milhões de usuários ativos diariamente, de acordo com a própria rede.
Devido ao alcance, tornou-se a ponte principal entre os influenciadores, ou seja, quem se populariza nas mídias sociais e gera conteúdo. Com a presença da cultura Geek no mercado, os utilizadores têm apostado nessa temática para produzir fotos, vídeos e assuntos no aplicativo.
A tendência da cultura pop na sociedade é notória, com filmes e séries com alta popularidade, como “WandaVision” em 2020, sendo a primeira série da empresa Marvel Studios, feita exclusivamente para a plataforma de Streaming Disney +. O programa chegou a ser, segundo dados da Parrot Analytics (sistema que mensura a atenção do público e captura um conjunto de pesquisas e informações com base em comportamentos por meio das mídias sociais), a série número 1 em todo o mundo.
Apreciadores do tema viram a oportunidade nas redes sociais de compartilharem os interesses sobre o pop com outras pessoas. Assim, a influência e a quantidade de utilizadores das plataformas chamou a atenção.
Natalia Amend, 35 anos, de Curitiba, criou a página @livrosdanati em 2017, e tem hoje cerca de 37,6 mil seguidores. É fã assumida e aborda o tema: “Antigamente, quem gostava desse estilo de conteúdo era chamado de NERD, de uma forma pejorativa. Mas atualmente, somos NERDs e GEEKs com muito orgulho. A cultura pop movimenta toda a indústria audiovisual e é responsável pelas maiores ‘fanbases’ que existem no mundo”, declara.
(GIF: Giphy | Reprodução)
Desde que foi comprado, por Mark Zuckerberg em 2012, o Instagram adquiriu e disponibilizou novos recursos em atualizações, como o IGTV, os stories e o reels, com filtros personalizados, a fim de proporcionar a criatividade e o engajamento. De acordo com pesquisas do site Statista, realizadas sobre o mês de janeiro de 2021, a plataforma possuiu cerca de 99 milhões de usuários no Brasil, considerado o terceiro país que mais a utiliza.
O veículo digital apresenta formas de facilitar a busca pelo tema e compartilhamento de assuntos. Por exemplo, as hashtags, como a #culturapop, que têm aproximadamente 426.000 publicações ao todo atualmente.
Os influenciadores aproveitam essa ferramenta com o objetivo de disseminar para o máximo de pessoas. Como o Alan Vilar, de Manaus, dono da página @coracaodeleitor, com mais de 50,1 mil seguidores. “Acho que o Instagram é o mais prático até hoje, mas como o principal é a foto, o conteúdo tem que ser postado de forma mais rápida e simplista. É uma plataforma de uso rápido e continuo”, comenta.
Tags:
Entretenimento