Local vai oferecer cursos da indústria da tecnologia 4.0 para jovens entre 15 e 29 anos
Por: Ana Almeida, 6º período de Jornalismo
Espaço da Juventude. Reprodução: prefeitura do Rio. |
Com o objetivo de capacitar jovens cariocas em áreas da indústria de tecnologia 4.0, o primeiro Espaço da Juventude foi instalado em um container, na Praça do Estácio, Zona Central do município. O local busca atender às mudanças e demandas do mercado de trabalho formando pessoas de 15 a 29 anos.
O projeto, que faz parte do programa Emprega Juv, da Secretaria Especial da Juventude Carioca, vai oferecer cursos gratuitos de formação e capacitação da indústria 4.0, que engloba um extenso sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, programação, robótica, computação em nuvem, além da própria internet.
Em entrevista, o secretário especial da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, informou que "o espaço tem baixo custo de implementação e alta capacidade de impacto na vida dos jovens, em especial os que vivem em favelas e periferias", completou.
Para Leandro Oliveira, 26, aluno do projeto, o espaço gera oportunidade de conhecimento para uma área cobiçada no mercado de trabalho e que “logo mais será ensino básico nas escolas”, concluiu.
O equipamento é o primeiro de uma série de outras seis, e as inscrições no curso devem ser realizadas por meio das redes sociais da secretaria especial da Juventude Carioca.